-
Arquitetos: APS/ Pablo Senmartin arquitectos
- Área: 320 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Comercial, FV, Geotecnia, Hormigones Terra, Palmar, Quimex, Terralon, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A periferia oeste da cidade de Córdoba é testemunha de novos bairros, escolhidos preferencialmente por famílias jovens ou pessoas solteiras, que procuram fugir da complexidade da concentração urbana, no meio de áreas de cultivo e canais ainda em operação. Neste contexto de dificuldades econômica e social, a moradia mínima com pátio, surge como uma alternativa válida para aqueles que deixam os edifícios verticais diante da necessidade de ter acesso a um espaço próprio externo. Foram desenvolvidas quatro unidades habitacionais mínimas, com um custo contratual de US$ 290 por m².
Cada um tem uma área construída de 82m² e uma de terreno de 150m². O desafio era encontrar qualidades ambientais e espaciais no uso de materiais tradicionais que foram oferecidos pelos proprietários para a construção do projeto. A fachada principal é exposta ao oeste e, portanto, recebe radiação solar muito intensa à tarde durante a maior parte do ano. Por isso, um recuo de 8 m da calçada permite um espaço comum de interação e estacionamento para 2 veículos que é protegido por uma estrutura metálica que sustenta uma membrana translúcida. Uma parede dupla de bloco de concreto que protege a fachada e um canteiro de flores entre as duas paredes permitirá que a vegetação reforce o controle climático.
As portas de entrada são profundas, os espaços interiores são muito simples e integrados no térreo com fortes ligações com o pátio. O pavimento superior é adaptável a 1-2-3 espaços de descanso ou de trabalho, dependendo do uso ocasional. O branco puro dos volumes reflete o sol e dá, através das luzes e da mudança de aparência, identidade às unidades mínimas.